Um ambiente familiar saudável

Para se ter um ambiente familiar saudável é necessário planejamento e acima de tudo, organização.

Os valores são repassados de geração para geração, esses devem ser aprendidos ao envolver toda família, para a construção de uma família saudável.

Família reunida. vivabencasada.com.br

A base da sociedade é a família, sem contar que a família faz a sociedade fluir. Não podemos destruir a família, ou do contrario estaremos destruindo a civilização. A família precisa ser forte e saudável, ela é a base e a força para superarmos os problemas, as dificuldades e é nela também que encontramos o apoio para vencer desafios e superar limites, principalmente, quando a família é envolvida na fé.

Em meio a um mundo onde os valores estão sendo perdidos, viver em um lar onde todos possam amar a Cristo é uma verdadeira benção. O lar é onde precisamos encontrar nossa concordância e também nosso propósito.  Nesse lar, iremos construir o nosso caráter cristão e vamos ensinar essa doutrina em nossa privacidade familiar.

Não podemos esquecer que é nesse lar onde surge o amor, onde podemos concertar nossos erros, comemorar nossas conquistas, aprender nossos valores, aprender a sermos pessoas de boa índole. A família é a base para tudo.

Diante disso, separei algumas dicas para mostrar a vocês como conseguir ter um ambiente familiar saudável, baseada nos valores e amor entre uns aos outros.

É preciso avaliar as características das diferentes famílias cristãs, nessa sociedade diversa. Em vez de estudarmos todos os tipos de disfuncionais familiares, é necessário saber:

Quais são realmente as características para uma família saudável?

Leia alguns livros: A Bíblia esta no topo. Podemos encontras bons livros de estudos sobre a família. Procure livros que tenham assuntos como: Livros sobre casamentos, livros que falem sobre uma boa relação entre pais e filhos, livros que mostre sobre os valores cristãos dentro de uma casa e dessa forma, conseguirá ter um ambiente familiar saudável. Sugiro  “Construindo um lar sustentável” e também “Finanças equilibrada, paz estalecida” de Nelson Costa  

É importante que você tenha um tempo para sua família

  • Hoje em dia, as coisas estão tão sem valores, que deixamos a família como última opção, sendo que a família tem que vir como prioridade. Estamos ocupados com as tarefas profissionais, a correria do dia a dia é tanta, que nos esquecemos de ver os filhos crescerem. É importante ressaltar que mesmo depois de crescidos, eles precisam do apoio dos pais.
  • Um grande problema entre as famílias, é a falta ou falha na comunicação entre os pais e filhos, por isso, o grande conflito dentro do lar existe e esse ambiente em meio as brigas, acaba não sendo um ambiente familiar saudável.
  • Procure melhorar isso, comece a fazer atividades com seus filhos, reserve um tempo para eles. Os pais precisam sempre estarem presentes no crescimento dos filhos, educando-os da maneira correta, para que na frente, eles tornem-se pessoas de bem.

Tenha uma boa comunicação entre sua família

  • Procure sempre avaliar, antes de julgar. Nada que uma boa conversa não resolva.
  • Expresse seu amor por todos que moram com você. Cada um precisa mostrar o orgulho que sente por fazer parte dessa família que Deus presentou.
  • Em momentos de crise, procurem manter a calma. A paciência é um dom, nos momentos difíceis, nada melhor que a calma para ajudar a resolver os problemas.
  • Não deixe de lado sua vida espiritual. Uma boa família tem como base Deus, não podemos esquecer Dele.

Tenha fé

  • Ore com sua família, é nosso dever e obrigação orar por nossos familiares. A oração é vital para a nossa sobrevivência. O nosso Deus, deseja sempre o melhor para nossa família. Ore pedindo sabedoria, discernimento e que ELE continue abençoando o lar onde vocês moram.

“A oração alimenta o coração até que ele seja capaz de conter o presente de Deus, que é ELE mesmo.”

  • Tenha Deus como base em sua família. Ensine aos seus filhos a amarem o nosso Salvador, ensinem a eles agradecerem por tudo que conquistam, agradecerem pelo pão de cada dia, pela comida, pela roupa usada.

Um ambiente familiar saudável, se constrói na fé

  • Ensine os seus filhos a serem pessoas de bem, é importante ensinar que nada nessa vida é de graça, ensinar que para se ter, é preciso merecer.
  • Ensinar a agradecer, elogiar, ser gentil. Ensine o que é certo e errado.
  • Ensine aos seus filhos a respeitarem, não importa quem seja. Respeito acima de tudo.
  • Ensinem aos seus filhos a honrarem pai e mãe, eles precisam respeitar os pais, acima de qualquer coisa. Os pais são o alicerce de uma casa e é justamente por eles que se inicia a construção para um ambiente familiar saudável.

Leia também: Conectados e desconectados   e   Um lar com propósitos

Author: Karla Costa

De BH/MG, casada, mãe de duas filhas, especialista em gestão de pessoas e de negócios.

Share This Post On
468 ad

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.